Treinamento e Desenvolvimento

O treinamento tem como objetivo a preparação das pessoas para a execução imediata das diversas tarefas peculiares a organização, dando oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas no cargo atualmente ocupado, mas também em outros que o indivíduo possa vir a exercer. Desta forma, a organização entende que o treinamento é indispensável para a busca da qualidade total, assim como, o mesmo aperfeiçoa o desempenho, aumenta a produtividade e as relações interpessoais.

Tido como uma resposta a uma necessidade ou a uma oportunidade em um ambiente organizacional, para que ocorra o treinamento, é necessário, primeiramente, um diagnóstico das necessidades de treinamento, depois, uma programação de treinamento para atender às necessidades diagnosticadas anteriormente, logo em seguida, a aplicação e execução, e por fim, a  avaliação dos resultados obtidos.

O treinamento ocorre de diversas maneiras e em vários momentos na empresa, por exemplo, assim que o funcionário é admitido, ocorrem os treinamentos de integração e técnico-operacional, onde o colaborador permanece, em média, por um mês em treinamento tanto teórico quanto prático, cujos quais têm como objetivo adaptar as pessoas à organização e capacitar o indivíduo para o desempenho das tarefas específicas as quais realizará, respectivamente. O colaborador recebe as informações teóricas na maior parte do tempo e as presencia quando participa por algumas horas do dia da vida do departamento.

Outra forma seria a reciclagem, onde são apontadas, pelos próprios funcionários, as maiores dificuldades e dúvidas sobre as funções delegadas ao cargo. Para esse treinamento não é preparado nenhum tipo de material de apoio, pois o mesmo consiste basicamente em uma conversa entre o funcionário e a pessoa designada ao treinamento para que sejam sanadas as dúvidas.

A empresa, sempre que possível, encoraja os funcionários a trocarem experiências com outros departamentos. Nesses casos são agendados horários para que os colaboradores possam se dirigir a um departamento para acompanhar o dia-a-dia do mesmo.

Através da avaliação do treinamento conclui-se até que ponto o treinamento executado produziu modificações de comportamentos pretendidos como também, se o treinamento alcançou as metas já estabelecidas anteriormente.

About these ads
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: